Informações técnicas

Tópicos:

Software as a Service (SaaS)

O SOGI é distribuído e comercializado no modelo de Software como serviço, do inglês Software as a Service (SaaS). Neste modelo a Verde Ghaia se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet.
Breve descrição dos serviços prestados:
  • Garantia de performance e disponibilidade
  • Equipe de desenvolvimento interna para manutenção e evolução do SOGI
  • Política de backup para integridade, disponibilidade e segurança dos dados
  • Cadastro de usuários ilimitados
  • Vínculos de documentos ilimitados

Cloud Computing

A Ambipar ESG utiliza o conceito de computação em nuvem, do inglês Cloud Computing, para os servidores do SOGI. Com a parceira da Microsoft, os servidores do SOGI estão disponíveis nos datacenters na nuvem.

Além de todos os recursos na nuvem, também utilizamos ferramentas de XDR (detecção e resposta estendida), servidores de Firewall e sistemas de IDS e IPS para garantir a integridade, segurança, disponibilidade e confiabilidade dos serviços oferecidos.

Certificados

Política de BackUp

Compreendendo a importância dos dados inseridos no SOGI e prezando pela disponibilidade e integridade dos dados, a Ambipar ESG realiza rotinas de backup diárias.

  • As rotinas de backup são automatizadas.

  • O funcionamento do backup é garantido através de rotinas de testes.

  • Política de backup para integridade, disponibilidade e segurança dos dados

  • As informações ficam armazenadas em meio digital.

  • Para maior segurança, os backups são mantidos em servidores da Ambipar ESG e em nuvem.

Os servidores da Ambipar ESG são equipados com modernas ferramentas para garantir qualidade e desempenho dos serviços oferecidos.

SLA de disponibilidade

Para o serviço SOGI garantimos a disponibilidade mínima de 99% do tempo durante o horário comercial.

Cálculo do Tempo de Atividade Mensal e Níveis de Serviço do SOGI

Minutos no Mês no horário comercial é o número total entre 08:00 e 18:00 (horário de Brasília) durante um determinado mês de cobrança.

Tempo de Inatividade é o total de minutos acumulados que fazem parte dos Minutos no Mês sem disponibilidade do SOGI.

A Porcentagem de Tempo de Atividade Mensal é calculada subtraindo de 100% a porcentagem de Minutos no Mês no horário comercial no qual o SOGI teve Tempo de Inatividade.

SLA de atendimento

A Ambipar ESG possui software interno de monitoramento e controle das demandas realizadas pelos clientes.

As solicitações devem ser realizadas pelo telefone (31) 2127-9137 ou pelo e-mail suporte@verdeghaia.com.br para dúvidas do software ou para lira@verdeghaia.com.br para dúvidas jurídicas.

O prazo de resposta para atendimentos críticos (problemas que impactam diretamente e impeçam a utilização do sistema) é de 24 horas. Para os demais atendimentos o prazo de resposta é de 48 horas.

O prazo de solução para atendimentos críticos (problemas que impactam diretamente e impeçam a utilização do sistema) é de até 24 horas. Para os demais atendimentos, o prazo de solução será combinado juntamente com o cliente levando em consideração a importância e o impacto do atendimento.

O SLA de atendimento é contabilizado a partir do momento em que a Ambipar ESG acusa o recebimento da solicitação.

Segurança das informações

Comunicação segura
Todo o trafego de dados do SOGI é feito utilizando o protocolo SSL/TLS, uma camada adicional de segurança. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. Esta segurança garante que informações transmitidas entre o cliente e o servidor não serão visualizadas por terceiros.

Criptografia de dados
As senhas dos usuários são salvas no banco de dados utilizando criptografia MD5, os dados em repouso são criptografados com criptografia AES de 256 bits. Desta forma os dados ficam seguros e protegidos de ataques. Devido a criptografia de senhas, em caso de esquecimento de senha por parte do usuário é necessária a geração de uma nova senha temporária, não sendo possível recuperar senhas.

Registro de histórico
O histórico de acessos do usuário é salvo no sistema podendo ser consultado a data e o horário de acesso de cada usuário, além também de registrar todas as operações realizadas no sistema pelo usuário, permitindo assim a auditoria das alterações. O acesso de todo usuário do sistema pode ser configurado com datas de início e fim, permitindo assim o planejamento de acesso de todos os usuários.

Privacidade
Os dados do SOGI serão acessados somente por usuários cadastrados e devidamente autorizados, garantindo assim a confidencialidade. A gestão dos perfis de acesso poderá ser realizada no SOGI pelo administrador do sistema. As tentativas frustradas de acesso ficam registradas no SOGI e podem ser consultadas no cadastro de cada usuário. Após 5 (cinco) tentativas frustradas o usuário é automaticamente bloqueado.

 

Tecnologia e arquitetura

O soGi é desenvolvido em plataforma Windows, na linguagem ASP.NET C#. Utiliza o Sistema Gerenciados de Banco de Dados (SGBD) Microsoft SQL Server 2014 para armazenamento de dados.

O soGi utiliza o Servidor de aplicativos IIS (Internet Information Services). A comunicação entre o servidor de banco de dados e o servidor de aplicação é feita através de um canal exclusivo e seguro.

Navegadores

O soGi possui compatibilidade com as versões mais recentes dos navegadores a seguir:

  • Google Chrome.

É possível que outros navegadores também sejam compatíveis, mas nem todos os recursos estejam disponíveis.

Pré-requisitos

  • Link de internet: 512 Kbps por usuário (valores para conexões simultâneas).
  • Navegador de Internet compatível.
  • Visualizador e leitor de PDF.

Política de atualizações

Com o objetivo de tornar o SOGI ainda melhor, realizamos periodicamente publicações de melhorias e/ou manutenções onde em alguns casos o sistema pode ficar indisponível por alguns minutos ou horas.
Segue os horários e tipos de publicações:

 

Customizações e integração com sistemas de terceiros

A Ambipar ESG conta com uma equipe de desenvolvimento interna qualificada e preparada para realizar a manutenção e evolução do SOGI, possibilitando assim realização de desenvolvimento de novas funcionalidades específicas para cada cliente e integração com sistemas de terceiros.

As customizações e integrações com sistemas de terceiros deverão ser analisadas pela equipe técnica e estão sujeitas a cobrança.

Política de disponibilização dos dados em caso de rescisão contratual

Em caso de rescisão contratual, o cliente tem a possibilidade de impressão de relatórios e exportação em Excel dos dados. A exportação é de responsabilidade do cliente e deverá ser realizada antes do cancelamento, enquanto o contrato estiver vigente.

Como habilitar os cookies do Sogi em diferentes navegadores