Informações técnicas

Tópicos:

Software as a Service (SaaS)

O SOGI é distribuído e comercializado no modelo de Software como serviço, do inglês Software as a Service (SaaS). Neste modelo a Verde Ghaia se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet.
Breve descrição dos serviços prestados:
  • Garantia de performance e disponibilidade
  • Equipe de desenvolvimento interna para manutenção e evolução do SOGI
  • Política de backup para integridade, disponibilidade e segurança dos dados
  • Cadastro de usuários ilimitados
  • Vínculos de documentos ilimitados

Cloud Computing

A Verde Ghaia utiliza o conceito de computação em nuvem, do inglês Cloud Computing, para os servidores do SOGI. Com a parceira da Microsoft, os servidores do SOGI estão disponíveis nos datacenters da Microsoft Azure.

Além de todos os recursos do Microsoft Azure, também utilizamos servidores de Firewall e sistemas de IDS e IPS para garantir a integridade, segurança, disponibilidade e confiabilidade dos serviços oferecidos.

Certificados

Política de BackUp

Compreendendo a importância dos dados inseridos no SOGI e prezando pela disponibilidade e integridade dos dados, a Verde Ghaia realiza rotinas de backup diárias.

  • As rotinas de backup são automatizadas.
  • O funcionamento do backup é garantido através de rotinas de testes.
  • Política de backup para integridade, disponibilidade e segurança dos dados
  • As informações ficam armazenadas em meio digital.
  • Para maior segurança, os backups são mantidos em servidores da Verde Ghaia e em nuvem.
  • Os backups são realizados através da ferramenta Backup Exec da Symantec.

Os servidores da Verde Ghaia são equipados com modernas ferramentas para garantir qualidade e desempenho dos serviços oferecidos.

SLA de disponibilidade

Para o serviço SOGI garantimos a disponibilidade mínima de 99% do tempo durante o horário comercial.

Cálculo do Tempo de Atividade Mensal e Níveis de Serviço do SOGI

Minutos no Mês no horário comercial é o número total entre 08:00 e 18:00 (horário de Brasília) durante um determinado mês de cobrança.

Tempo de Inatividade é o total de minutos acumulados que fazem parte dos Minutos no Mês sem disponibilidade do SOGI.

A Porcentagem de Tempo de Atividade Mensal é calculada subtraindo de 100% a porcentagem de Minutos no Mês no horário comercial no qual o SOGI teve Tempo de Inatividade.

Porcentagem do Tempo de Atividade Mensal = 100% – (Minutos no Mês no horário comercial – Tempo de Inatividade) / Minutos no Mês no horário comercial X 100\

Caso os índices de desempenho pré-estabelecidos, não sejam atendidos pela Verde Ghaia na execução dos serviços, a VERDE GHAIA pagará a CONTRATANTE uma multa no valor de 0,5% sob o montante total contratado.

SLA de atendimento

A Verde Ghaia possui software interno de monitoramento e controle das demandas realizadas pelos clientes.

As solicitações devem ser realizadas pelo telefone (31) 2127-9137 ou pelo e-mail suporte@verdeghaia.com.br para dúvidas do software ou para lira@verdeghaia.com.br para dúvidas jurídicas.

O prazo de resposta para atendimentos críticos (problemas que impactam diretamente e impeçam a utilização do sistema) é de 24 horas. Para os demais atendimentos o prazo de resposta é de 48 horas.

O prazo de solução para atendimentos críticos (problemas que impactam diretamente e impeçam a utilização do sistema) é de até 24 horas. Para os demais atendimentos, o prazo de solução será combinado juntamente com o cliente levando em consideração a importância e o impacto do atendimento.

O SLA de atendimento é contabilizado a partir do momento em que a Verde Ghaia acusa o recebimento da solicitação.

Caso os índices de desempenho pré-estabelecidos, não sejam atendidos pela Verde Ghaia na execução dos serviços, a VERDE GHAIA pagará a CONTRATANTE uma multa no valor de 0,5% sob o montante total contratado.

Segurança das informações

Comunicação segura
Todo o trafego de dados do SOGI é feito utilizando o protocolo SSL/TLS, uma camada adicional de segurança. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. Esta segurança garante que informações transmitidas entre o cliente e o servidor não serão visualizadas por terceiros.

Criptografia de dados
As senhas dos usuários são salvas no banco de dados utilizando criptografia MD5. Desta forma os dados ficam seguros e protegidos de ataques. Devido a criptografia de senhas, em caso de esquecimento de senha por parte do usuário é necessária a geração de uma nova senha temporária, não sendo possível recuperar senhas.

Registro de histórico
O histórico de acessos do usuário é salvo no sistema podendo ser consultado a data e o horário de acesso de cada usuário, além também de registrar todas as operações realizadas no sistema pelo usuário, permitindo assim a auditoria das alterações. O acesso de todo usuário do sistema pode ser configurado com datas de início e fim, permitindo assim o planejamento de acesso de todos os usuários.

Privacidade
Os dados do SOGI serão acessados somente por usuários cadastrados e devidamente autorizados, garantindo assim a confidencialidade. A gestão dos perfis de acesso poderá ser realizada no SOGI pelo administrador do sistema. As tentativas frustradas de acesso ficam registradas no SOGI e podem ser consultadas no cadastro de cada usuário. Após 5 (cinco) tentativas frustradas o usuário é automaticamente bloqueado.

Tecnologia e arquitetura

O soGi é desenvolvido em plataforma Windows, na linguagem ASP.NET C#. Utiliza o Sistema Gerenciados de Banco de Dados (SGBD) Microsoft SQL Server 2014 para armazenamento de dados.

O soGi utiliza o Servidor de aplicativos IIS (Internet Information Services). A comunicação entre o servidor de banco de dados e o servidor de aplicação é feita através de um canal exclusivo e seguro.

Navegadores

O soGi possui compatibilidade com as versões mais recentes dos navegadores a seguir:

  • Google Chrome.
  • Firefox.
  • Microsoft Edge.
  • Safari.

É possível que outros navegadores também sejam compatíveis, mas nem todos os recursos estejam disponíveis.

Pré-requisitos

  • Link de internet: 512 Kbps por usuário (valores para conexões simultâneas).
  • Navegador de Internet compatível.
  • Visualizador e leitor de PDF.

Política de atualizações

Com o objetivo de tornar o SOGI ainda melhor, realizamos periodicamente publicações de melhorias e/ou manutenções onde em alguns casos o sistema pode ficar indisponível por alguns minutos ou horas.
Segue os horários e tipos de publicações:

 

Customizações e integração com sistemas de terceiros

A Verde Ghaia conta com uma equipe de desenvolvimento interna qualificada e preparada para realizar a manutenção e evolução do SOGI, possibilitando assim realização de desenvolvimento de novas funcionalidades específicas para cada cliente e integração com sistemas de terceiros.

As customizações e integrações com sistemas de terceiros deverão ser analisadas pela equipe técnica e estão sujeitas a cobrança.

Política de disponibilização dos dados em caso de rescisão contratual

Em caso de rescisão contratual, o cliente tem a possibilidade de impressão de relatórios e exportação em Excel dos dados. A exportação é de responsabilidade do cliente e deverá ser realizada antes do cancelamento, enquanto o contrato estiver vigente.

Como habilitar os cookies do Sogi em diferentes navegadores