Como avaliar um requisito legal

Os requisitos inseridos na LIRA podem ser classificados quanto à sua aplicabilidade em Potencial (requisito incluído para conhecimento, que não gera obrigações para a empresa) e Real (requisito que gera obrigações para a empresa). Os requisitos reais devem ser avaliados pela organização através de evidências que garantam a conformidade das atividades desenvolvidas. Para fazer a avaliação, o usuário deve possuir perfil de Administrador ou Tutor (global) dentro do sistema ou algum outro perfil específico da empresa que possua a permissão para inserir, excluir e editar informações e arquivos dentro do módulo LIRA habilitada.

Acessar o módulo LIRA

Ao fazer o login no sistema, acesse o módulo LIRA.

Acessar LIRA

No menu LIRA, selecione a opção na qual deseja acessar o requisito.

Editar obrigação

Ao visualizar o requisito e suas obrigações, clique no ícone de Editar Obrigação.

Preencher obrigação

Ao clicar no ícone para edição de obrigação, será aberta a aba Dados Gerais, onde o usuário deverá preencher o campo Evidência Objetiva e marcar alguma opção para o campo Situação. Obs: O usuário também poderá inserir Documentos (anexos relacionados ao requisito) e Áreas de Abrangência (áreas internas da empresa – Ex: Manutenção, RH, Compras) que irão complementar a avaliação do requisito, além de poder visualizar, caso exista, o Grupo de Evidência daquela determinada obrigação. Ao concluir o preenchimento das informações clique em Salvar ou Salvar e Fechar.

Verificação de status do requisito e da obrigação

Ao salvar as alterações, o status da obrigação é alterado automaticamente. Se todas as obrigações do requisito estiverem conformes, o status do requisito também é automaticamente alterado para Atendido. Caso contrário, se houver alguma obrigação Não Avaliada ou Não Conforme, o status do requisito permanecerá Em Adequação.

Adicionar data de avaliação

Para concluir a avaliação, clique no ícone de Editar Requisito, selecione a aba Avaliação e clique em Adicionar para inserir a data em que o requisito foi avaliado.

Preencher dados de avaliação

Selecione o usuário responsável pela avaliação e a data em que foi feita a avaliação do requisito. Os campos Data da próxima avaliação e Observação são opcionais. Ao finalizar o preenchimento, clique em Salvar.

Ajudou?
100% das pessoas acharam isso útil.
Obrigado pelo seu feedback!