Administrativo – Como desativar usuários

Os usuários cadastrados no SOGI podem ser desativados, bloqueando assim todo o acesso ao sistema. Entretanto, são mantidos na aba “Lista de Usuários Inativos” e podem ser reativados quando necessário. Não é possível excluí-los por completo.

O processo de exclusão de usuários pode ser realizado por usuários que possuem perfil de Administrador (global) ou algum outro perfil específico da empresa que possua a permissão de exclusão de usuários habilitada.

Acesse o módulo Administrativo

Ao realizar o login no SOGI, acesse o módulo Administrativo.

Acesse a Lista de Usuários Ativos

Vá na opção Usuários e clique em Lista de Usuários Ativos.

Visão geral da Lista de Usuários Ativos

Para que um usuário seja desativado, ele não pode ter nenhuma responsabilidade dentro do sistema.

 

Usuários sinalizados com um símbolo de bloqueio ao lado do nome possuem pendências ou responsabilidades no sistema, como por exemplo responsabilidade por um Plano de Ação ou por um Requisito Legal.

 

Caso o usuário tenha pelo menos uma dessas responsabilidades, elas deverão ser transferidas para outro usuário para que ele fique apto a ser desativado. Posicione o cursor do mouse em cima do símbolo para descobrir qual é a pendência.

 

Obs: Sendo necessário transferir planos de ação ou requisitos, é possível consultar sobre a realização desses procedimentos também nas Perguntas Frequentes.

Transferir responsabilidades (Plano de Ação)

Para transferir um plano de ação, é necessário que o usuário possua perfil de Tutor ou Administrador (global) ou algum outro perfil específico da empresa que possua a permissão de Transferir Ações habilitada.

O procedimento de transferência é análogo a todos os módulos que permitem a criação de ações. Para isto, basta ir à opção Gerenciar Ações no respectivo módulo que a ação foi criada e clicar na opção de Transferir Ações.

Selecionar usuário origem

Selecione o usuário de origem na listagem, que é o atual responsável pelas ações.

Marcar os planos de ação

Marque os planos de ação que deverão ser transferidos.

Selecionar usuário destino

Selecione o Usuário Destino na listagem que será o novo responsável pelas ações transferidas.

Transferir ação

Clique em Transferir e confirme a operação clicando em Ok.

Transferir Requisito

Para transferir um Requisito Legal o usuário deve possuir perfil de Tutor ou Administrador (global) ou algum outro perfil específico da empresa que possua a permissão de Transferir Requisitos Legais habilitada. Para isso, o usuário deverá acessar o módulo LIRA, ir à opção Utilitários e clicar em Transferir Requisito Legal.

Obs: O procedimento de transferência de Requisitos Legais é análogo ao de transferência de Planos de Ação.

Desativar usuário

O usuário estando livre de responsabilidades, poderá ser desativado. Marque o usuário que deseja desativar na lista, clique no ícone da Lixeira e finalize clicando em Ok.

Finalizando

Finalizado o procedimento, o sistema retorna uma mensagem de exclusão realizada com sucesso.

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